Seleção Italiana: Seleção Italiana de Futebol
Imagem da lateral da busca
Limpa os float da busca

Seleção Italiana de Futebol


A Seleção Italiana de Futebol é a segunda mais bem sucedida seleção de futebol em Copas do Mundo, tendo saído vitoriosa em quatro. Venceu também uma Eurocopa e ganhou uma medalha olímpica de ouro.
A cor tradicional da camisa da seleção é em homenagem à antiga casa real italiana de Savóia, cuja família reinou o país de 1861 até 1946 e tinha como o brasão imperial a cor predominante azul claro (azzurro em italiano) e, portanto, os membros da seleção são apelidados Azzurri e a seleção, de Squadra Azzurra. Os calções são tradicionalmente brancos, e tradicionalmente também a combinação contrária (camisas e meias brancas e calções azuis) constituem o uniforme reserva. Uma triste lembrança em meio ao título na Copa do Mundo de 1938, entretanto, foi em relação ao segundo uniforme utilizado: totalmente preto, a cor do fascismo, tendo sido utilizado nas semifinais contra os anfitriões franceses. Calções pretos também foram utilizados na Copa do Mundo de 1966, no jogo contra a União Soviética.
A Itália foi a primeira seleção a conquistar duas copas do mundo consecutivamente e, a segunda a conquistar quatro títulos da Copa do Mundo ("tetracampeonato"). Em todos eles, contou com jogadores de origem italiana (considerados cidadãos italianos), nascidos em outros países: o brasileiro Anfilogino Guarisi, os argentinos Luis Monti, Attilio Demaría, Raimundo Orsi e Enrique Guaita (1934); o uruguaio Michele Andreolo (1938); o líbio de nascimento Claudio Gentile (1982); o argentino Mauro Camoranesi e o inglês de nascimento Simone Perrotta (2006).
Outros oriundi famosos foram os brasileiros José "Mazzola" Altafini, Angelo Sormani e Dino da Costa; os uruguaios carrascos do Brasil na Copa de 1950, Juan Alberto Schiaffino e Alcides Ghiggia; os argentinos Humberto Maschio e Omar Sívori; o suíço Roberto di Matteo; e, recentemente, o norte-americano de nascimento Giuseppe Rossi.





Seleção Italiana de Futebol
Flag of Italy.svg
Alcunhas? Azzurri
Associação Federação Italiana de Futebol
(Federazione Italiana Giuoco Calcio — FIGC)
Confederação UEFA (Europa)
Material desportivo? Alemanha Puma
Treinador Itália Marcello Lippi
Capitão Fabio Cannavaro
Mais participações Fabio Cannavaro (131)
Artilheiro Luigi Riva (35)
Kit left arm ita10h.png Kit body ita10h.png Kit right arm ita10h.png
Kit shorts white stripes.png
Kit socks thinwhitesides.png
Uniforme
titular
Kit left arm ita10a.png Kit body ita10a.png Kit right arm ita10a.png
Kit shorts blue stripes.png
Kit socks thinsidesonwhite.png
Uniforme
alternativo

6 comentários:

Mini Google disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mini Google disse...

ai ficou muito dahora em vinicius

matheus augusto

Mini Google disse...

ficou loco em mlk

Mini Google disse...

curti .

joao auguuusto

Futebol disse...

Ficou o máximo este Blog. Parabéns!!! Não esqueça de atualizar, ok!!!

Mini Google disse...

Claro professor , vou atualizar sempre .

Postar um comentário